Buscar
  • Digistarts

Introdução ao Push Notification


Imagem de um celular com notification

As push notifications são uma das mais poderosas ferramentas que podem ser usadas para engajar seus usuários mobile. Se elas forem enviadas no momento certo e atreladas a um contexto relevante, o engajamento tende a ser muitas vezes maior que o do e-mail. Como a maioria dos apps usam eles, eles já são esperados e, por isso, não são considerados invasivos, mesmo tomando a atenção do usuário.

Por que devo usar push notifications?

Depois dos usuários instalarem um app, o maior problema é manter a retenção. Os donos de apps se desdobram para manter os seus usuários engajados. Naturalmente, o básico precisa acontecer – o próprio app precisa ter valor e ser atrativo. Depois que isso é atingido, a melhor forma para lutar contra a queda de usuários, é utilizar uma estratégia bem estruturada de push notifications. Essa estratégia deve levar em conta, os pontos do app que mais repelem o uso pelos usuários. Portanto, tenha sempre uma boa ferramenta de analytics para entender em qual ponto que os usuários saem do seu app.

Quais são as principais plataformas de push notifications?

Apesar do Google e da Apple disponibilizarem API’s diretas para enviar push notifications, elas podem ser bem difíceis de se trabalhar. E também, conseguir informações como,por exemplo, status de entrega dos push notifications, pode precisar de um trabalho extra do lado do cliente. Por essa razão, muitos desenvolvedores acabam utilizando serviços que possuem SDK’s prontos para integrar com essas API’s e facilitam muito no desenvolvimento.

Um desses serviços é o OneSignal.

O OneSignal é um serviço grátis, independentemente do volume. Mas, por ser grátis, eles se monetizam através dos dados dos seus clientes (anonimamente, claro), e vendem as informações para empresas de marketing e afins.

Boas alternativas comerciais para push notifications são:

  • Urban Airship

  • Batch

  • Amazon Simple Notification Service

É isso,

Criar sua estratégia de push notifications, requer planejamento, bons textos e mais importante: testar. Faça da forma correta, e você verá um aumento na retenção de usuários exponencial! Se você quiser saber mais sobre esse tema ou está precisando de ajuda, entre em contato conosco que podemos lhe ajudar com isso!


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo