Buscar
  • Digistarts

Como machine learning pode impulsionar o sucesso dos seus negócios


O que significa inteligência artificial e machine learning?

Provavelmente você já viu várias definições sobre a inteligência artificial (IA) e sobre o machine learning, então para começarmos o texto, vamos as definições exatas:

A inteligência artificial (IA) é uma maneira de descrever qualquer sistema capaz de replicar tarefas que anteriormente exigiam inteligência humana.

Muitas vezes está relacionado a tarefas complexas envolvendo uma tomada de decisão e na qual normalmente seria necessário obter uma decisão de um humano. A maioria dos casos de uso da IA busca um resultado probabilístico, como fazer previsões, classificações ou tomar decisões com alto nível de certeza e de maneiras semelhantes ao discernimento humano.

Nos dias de hoje, muitos sistemas de IA são criados a partir do machine learning. O machine learning usa grandes quantidades de dados para criar e validar um padrão lógico de decisão, criando assim um modelo conhecido. Os sistemas de IA inserem dados nesse modelo e ele retorna previsões ou classificações parecidas com as feitas por humanos.

É possível criar IAs sem machine learning, mas atualmente o machine learning é o principal método utilizado na criação de sistemas de IA. Da mesma forma, é possível usar machine learning para outras finalidades além da IA mas, por enquanto, a maior parte do machine learning está relacionada à IA ou em busca de sistema autônomos.

Quais os principais benefícios e para que as empresas estão usando machine learning atualmente?

1 - Otimizar os negócios com novas eficiências

É possível usar o machine learning para aumentar a eficiência por meio de modelos sofisticados de planejamento e previsões de demanda. Embora isso seja uma realidade em praticamente todos os setores, varejo e manufatura fornecem algumas evidências específicas. No varejo, previsões baseadas em IA estão reduzindo em até 65% a quantidade de vendas perdidas por indisponibilidade de produtos, e o resultado se converte em uma redução de 2 milhões no número de devoluções de produtos por ano. No setor de manufatura, a empresa de papel Georgia-Pacific utiliza machine learning para identificar problemas com antecedência e manter a qualidade, eliminando 40% dos rasgos de uma de suas linhas de conversão.

2 - Decisões mais inteligentes e mais rápidas

Com informações fornecidas por fontes de dados e análises cada vez mais inteligentes por causa do machine learning, as empresas e as respectivas forças de trabalho são capazes de tomar decisões mais informadas e mais rápidas, permitindo uma atuação mais rápida ao encontrar oportunidades e a obtenção de melhores resultados. Na área da saúde, enfermeiros auxiliados por IA estão aumentando a produtividade em até 50%. A Cerner, uma empresa de tecnologia na área de saúde, usa machine learning em um modelo que prevê insuficiência cardíaca congestiva até 15 meses antes dela se manifestar em exames clínicos, melhorando os cuidados com os pacientes e salvando vidas.

3 - Agregar novas capacidades a produtos existentes

O machine learning pode melhorar produtos existentes, aumentando o envolvimento de clientes e atraindo novos usuários por meio de experiências mais profundas. Por exemplo, a Intuit adicionou um sistema poderoso de machine learning ao seu popular produto TurboTax para ajudar o sistema a entender melhor as 80 mil páginas de códigos tributários.

4 - Inventar novos produtos

Com o machine learning, as empresas podem aproveitar dados para desenvolver ideias revolucionárias e levar novos produtos (e até mesmo novas categorias) para o mercado. A Convoy revolucionou o setor de caminhões ao introduzir um modelo impulsionado por machine learning para automatizar a logística. A solução da Convoy fornece combinações melhores de transportadoras e caminhoneiros, permitindo que a carga seja transferida de modo mais eficiente e reduzindo os custos para ambas as partes.

5 - Decisões autônomas e diminuição de gargalos na operação

Através de dados históricos gerados pela operação, um sistema auxiliado por IA é capaz de eliminar trabalho de analise humana para tomada de decisões e criação de arquivos por exemplo, eliminando assim a necessidade de atividades operacionais diárias de criação de arquivos baseado em template existentes, levando a operação a ter um ganho de eficiência e economia.

O mercado está em transformação e empresas que investem em tecnologia conseguem de fato melhorar a performance de operações, melhorar a interação com clientes e entender o que de realmente entregam de valor ao clientes, transformando assim o seu negócio e ganhando em faturamento ao curto, médio e longo prazo.

Tem interesse em saber mais sobre o tema e como novas tecnologias como inteligência artificial e machine learning podem contribuir para o seu negócio? entre em contato com a Digistarts e comece a dar os primeiros passos nesse mundo de oportunidades.

Abraços, Team Digi

#IA #ML #InteligênciaArtificial #MachineLearning

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo