Buscar
  • Helcio De Padua

Como o PIX, plataforma de pagamento instantâneo do bacen irá impactar o seu negócio ainda em 2020?


O Banco Central anunciou, no dia 19 de fevereiro de 2020, o PIX - sistema de pagamentos instantâneos, que tem a proposta de realizar transferências e pagamentos em até dez segundos. Trata-se de um novo sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central do Brasil com o intuito de baratear o custo das operações de pagamentos e transferências.


A grande diferença é a rapidez e a disponibilidade deste sistema: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o PIX permitirá que elas sejam realizadas em segundos com disponibilidade 24/7 independente da instituição financeira.


Essas transações, segundo o BC, podem ser feitas:

- Entre pessoas;

- Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;

- Entre estabelecimentos;

- Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.


As transações com o PIX serão feitas de duas formas, a primeira é a tradicional, utilizando um número de conta ou algo que identifique o destino, a segunda forma será via QR-Code estático ou dinâmico.


Com tanta tecnologia e facilidade, já conseguimos imaginar que o PIX será mais um importante canal de recebimento para estabelecimentos comerciais físicos e virtuais. Assim como um cartão de debito, porém com uma agilidade muito maior e sem taxa de operadora, disponibilizando o dinheiro na conta do estabelecimento no mesmo momento.


No sábado (22/02/2020), o Goldman Sachs divulgou um relatório afirmando que a tecnologia pode aumentar o volume de pagamentos no sistema brasileiro.


Para você que tem interesse em incluir essa forma de recebimento no seu negócio, segundo o Bacen, o PIX estará disponível para o mercado a partir de novembro de 2020 e será obrigatório que instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas forneçam o serviço.


Quer saber mais sobre o tema, acesse aqui.

191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo