Buscar
  • Helcio De Padua

Observability e Monitoração.

De modo geral, o observability é uma extensão em que você pode compreender o estado ou condição interna de um sistema complexo com base apenas no conhecimento das suas saídas externas. Quanto mais observável um sistema, mais rápido e precisamente você pode navegar de um problema desempenho identificado até a sua causa raiz, sem testes ou codificação adicionais.


Em nuvem, observability também se relaciona a ferramentas de software e práticas para guardar, relacionar e analisar fluxos de dados de desempenho de APP distribuídos e do hardware no qual eles são executados, a fim de monitorar, solucionar problema e depurar o aplicativo de forma mais eficaz para atender as expectativas de experiencia do cliente, acordos de níveis de serviço e outros requisitos dos negócios.


A observabilidade funciona de modo em que as plataformas descobrem e coletam telemetria de desempenho. Ela se encontra em quatro tipos principais de telemetria:


-Logs: São registros granulares, com carimbos de data/hora, completos e inalterável de eventos de aplicativos.

-Métricas: São medidas fundamentais da integridade do aplicativa e dos sistemas durante um determinado período de tempo.

-Rastreamentos: Registram a “jornada” ponta a ponta de cada solicitação do usuário.

-Dependências: Revelam como cada componente do aplicativo depende de outros componentes, aplicativos e recursos de TI.


Já Monitorar significa observar e verificar um progresso ou qualidade de algo por um certo período de tempo. Do ponto de vista de operações, a monitoração foi mudando conforme a infraestrutura e ferramentas disponíveis ao longo do tempo.


As ferramentas de monitoração como MRTG, Nagios e Cacti. São ferramentas que fazem parte do modelo de monitoração chamado, passivo e reativos, elas informam um problema depois que ele ocorreu. Combinando essas três ferramentas tinha-se uma maneira de achar e resolver os problemas.


A diferença entre monitoramento e observabilidade.



Monitoramento é o que você faz depois que um sistema é observável. Sem algum nível de observabilidade, o monitoramento se torna impossível. Um sistema observável permite que você navegue dos efeitos à causa em um sistema de produção.


Nós da Digistarts temos profissionais qualificado e treinados para prestar serviços de Observability em clientes de médio e grande porte, faça uma consulta.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo