Buscar
  • Helcio De Padua

Qual o papel do middleware no desenvolvimento de aplicações?


A origem do Middleware


O termo middleware apareceu pela primeira vez em um relatório após a conferência de Engenharia de Software da OTAN de 1968 em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha. A conferência, que procurou definir o campo da engenharia de software, reuniu profissionais para discutir temas como design, produção e distribuição de software.


Qual o papel do middleware no desenvolvimento de aplicações?


As aplicações corporativas modernas são desenvolvidas para serem executadas em escala, seja em ambientes on-premises ou de nuvem. Para criá-las, os desenvolvedores precisam de um ambiente de aplicações com recursos fundamentais unificados. O middleware é o elemento-chave para montar tal ambiente.


Podemos pensar nesses recursos em quatro camadas, além de um conjunto de ferramentas:


  • Camada de containers: Essa camada do middleware gerencia o aspecto da entrega nos ciclos de vida das aplicações de maneira uniforme. Ela fornece recursos de DevOps com CI/CD, gerenciamento de containers e service mesh.

  • Camada de ambientes de execução: Essa camada contém ambientes de execução para código personalizado. O middleware pode fornecer frameworks e ambientes de execução leves para ambientes de nuvem altamente distribuídos, como microsserviços, armazenamento em cache em memória para acesso rápido aos dados e sistema de mensageria para acelerar a transferência de dados.

  • Camada de integração: O middleware de integração fornece serviços para conectar aplicações adquiridas e personalizadas, bem como ativos de SaaS, por meio de mensageria, integração e APIs para formar sistemas funcionais. Além disso, fornece serviços de cache e banco de dados em memória, transmissão de dados/eventos e gerenciamento de APIs.

  • Camada de automação de processos e gerenciamento de decisões: Essa camada final do middleware de desenvolvimento introduz funcionalidades críticas de inteligência, otimização, automação e gerenciamento de decisões.

  • Conjunto de ferramentas: Além das quatro camadas de middleware acima, há o conjunto de ferramentas de desenvolvimento de aplicações. Essas ferramentas permitem às equipes criar aplicações usando containers e modelos predefinidos, e facilitam o compartilhamento eficiente do código e o desenvolvimento em conjunto. O conjunto de ferramentas oferece suporte para que o desenvolvimento de aplicações e a experiência de entrega sejam mais coerentes e consistentes em ambientes on-premises e de nuvem.


Nós da Digi temos experiência em trabalhar em ambientes com Middleware, além de termos desenvolvidos o mesmo em empresas de diversos portes. Somos focados em levar resultados aos nossos clientes e entendemos que mesmo uma pequena inovação pode trazer resultados diferenciados.

271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo